Observação

Objetivos:

  • Desenvolver o senso de observação;
  • Compreender o desenho como uma aproximação do real;
  • Escrever com massinha de modelar;
  • Aprimorar a atenção;
  • Produzir desenhos de objetos;

Metodologia:

Promover a brincadeira o que está diferente? (Neste jogo, toda a turma observa a sala de aula e onde estão cada um dos objetos, assim como a disposição das classes, escolhesse uma criança para ficar do lado de fora da sala, e ao retornar deveria declarar o que estava diferente. Assim, sucessivamente até que todas as crianças tenham participado, podendo variar as modificações para adornos dos colegas, além dos objetos.)

Utilizar entre os objetos que foram explorados na brincadeira, brinquedos da sala de aula, para que as crianças observem e tentem registrar através do desenho ou planificação dos mesmos.

Agregar os registros ao painel do alfabeto, realizando a correspondência do desenho a letra.

O relógio estava em cima do quadro...

As mochilas estavam penduradas nas cadeiras

O som está ligado

Neste cesto estavam somente cordas e bolas

O armário estava com as portas fechadas

A classe da professora estava longe do quadro

Utilizando o tato, pudemos perceber o tamanho e as formas de alguns brinquedos da sala de aula:

Explorando blocos lógicos

Tartaruga com rodas, e telefone acoplados

Registrando as percepções

Explorando e desenhando




Com massinha de modelar, escrever o nome do objeto  registrado através do desenho, explorando a motricidade fina. 

Vogais de massinha



Observações: Dedicaram-se tanto aos desenhos, que não consegui acompanhar o processo com a massinha de modelar. Os alunos brincaram de modelar vogais, e também de quantificar pedacinhos de massinha. Auxiliei-os a realizar a correspondência do desenho a letra no painel. Foi bem proveitoso, e as crianças responderam bem ao método fônico - incentivando a memorização do símbolo ao valor sonoro. 


Um comentário:

Angela Queiróz disse...

Gostei muito dessa atividade! Teu trabalho sempre criativo e dedicado. Parabéns,Deborah! Bjus